7 Razões Para Cobrar Consulta Inicial Em Odontologia

7 Razões Para Cobrar Consulta Inicial Em Odontologia

Consulta Inicial Em Odontologia. Você Faz Anamnese, Exame Clínico, Diagnóstico E Plano De Tratamento Ou Só Dá Uma Olhadinha E Passa O Orçamento?

Por que resolvi falar sobre a consulta inicial em odontologia?

Após 17 anos de formado em universidade pública de qualidade, literalmente mais de uma dezena de cursos de pós-graduação entre atualizações/aperfeiçoamentos, especializações e mestrado, tendo trabalhado em clínica “popular” de terceiros na periferia, clínica “chique” de terceiros em bairros nobres, consultório próprio, lecionado em universidade particular, serviço público etc, eu peço que me permita dividir um pouco sobre minhas experiências e minha visão sobre nossa linda profissão.

O fato é que em tempos de “lentes de contato” (nunca me conformei com este termo… rs), botox, “lipo de papada”,  e outros procedimentos para “harmonização facial” mesmo para quem é belo, me impressiona ainda ver cirurgiões-dentistas reclamando que a profissão está muito difícil, que ganham pouco pelo tanto que estudaram e “ralaram”, mas que dentro de seus consultórios ou clínicas não cobram pelo momento mais importante de todos: a consulta inicial em odontologia.

Pior do que isso é ver “professores de gestão” afirmando que não se deve cobrar mesmo pela consulta… Por que eles cobram pelos cursos e consultorias deles então? Curioso, né? Querem implantar a todo custo conceitos de marketing e utilizar premissas de “persuasão” na área de saúde e esquecem de coisas importantes, como ética e legislação…


7 Razões Para Cobrar Consulta Inicial Em Odontologia

  1. É proibido por lei o cirurgião-dentista prestar serviço gratuito em consultórios particulares. Se você não sabia que consulta grátis é ilegal, sugiro a leitura da Lei 5.081/66 (especificamente o Artigo 7º), que regula o exercício da odontologia.
  2. Constitui infração ética oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente. É uma lástima que os formandos em odontologia não sejam sabatinados quanto ao conhecimento sobre o Código de Ética Odontológica (especificamente o Artigo 20).
  3. Valorização da profissão. Eu poderia mudar este tópico e denominá-lo de COERÊNCIA. A profissão está difícil? Acha que tem muita faculdade no mercado, formando muitos maus profissionais e que levam a uma concorrência desleal? Você acha que ganha pouco? Reclamar de tudo isso e não cobrar pela consulta inicial é como reclamar dos políticos corruptos e oferecer propina ao policial, ou pior, reclamar da segurança pública e saquear lojas na ausência da polícia (qualquer coincidência com fatos reais é mera coincidência…). Ao não cobrar consulta inicial você denigre a imagem da profissão da qual depende e tanto reclama, contribui para a desvalorização da mesma e minimiza a importância da odontologia para a manutenção da saúde.
  4. Reconhecimento pelo paciente. Não existe paciente bobo. Hoje, com a abundância de informações disponíveis na internet, os pacientes investigam sobre todas as alterações e doenças com simples cliques no mouse ou toques no smartphone. Além disso, eles pesquisam a vida e o currículo dos profissionais com a mesma facilidade. Assim, você tem dois tipos de pacientes possíveis: os que procuram preço e querem o profissional mais barato, ou aqueles que realmente se importam com a própria saúde bucal e reconhecem a importância de uma boa formação profissional por parte do cirurgião-dentista que cuidará de sua saúde. Qual paciente você gostaria de ter no seu consultório?
  5. Reconhecimento pelos outros profissionais. Você gosta da profissão ou é um aventureiro tentando sobreviver em meio ao caos? Podemos melhorar a profissão tentando convencer os demais colegas com argumentos e discussões que só têm efeito se o outro realmente quiser ouvir, algo geralmente desgastante e cansativo, ou podemos simplesmente DAR O EXEMPLO. A sua imagem depende mais dos seus atos do que suas palavras. A palavra convence, mas o exemplo arrasta.
  6. Custo da hora clínica. Quanto custa a hora de trabalho na sua clínica ou consultório? Calcular custos (fixos e variáveis) não é uma atividade de contabilidade legal (exigida por lei), mas sim de contabilidade gerencial, da mais alta relevância. O cálculo dos custos é uma importante fonte de informações para a formação do preço (precificação), para o cálculo do lucro e também para responder a pergunta anterior. Se você sabe somar, subtrair, multiplicar e dividir, operações matemáticas básicas no ensino fundamental, você perceberá que ao não cobrar pela consulta inicial, você está literalmente PAGANDO PARA TRABALHAR… isso não faz o menor sentido. Só este argumento já seria suficiente, ou seja, ao saber o custo da hora clínica fica óbvia a necessidade de cobrar consulta, e ponto.
  7. Mais sucesso nos tratamentos devido aos diagnósticos mais precisos.  Acho que qualquer clínico, independentemente da experiência, concorda que um tratamento eficiente depende de um correto diagnóstico (fase propedêutica). E um diagnóstico correto depende, obviamente, de uma anamnese cuidadosa (fase semiogênica) e um exame clínico minucioso (fase semiotécnica). Portanto, se a consulta inicial em odontologia for negligenciada o resultado final do tratamento proposto pode ser desastroso.

A consulta inicial é onde mostro para meu paciente todo o conhecimento adquirido e minha experiência profissional, além de deixar claro como eu me importo com sua saúde e tento alinhar as alternativas de tratamento com as expectativas do paciente. Isso não é feito em 15 minutos, posso lhe garantir… Particularmente costumo marcar 1 hora para a consulta inicial, salvo algumas exceções de agenda com muitas urgências a serem solucionadas.

Enfim, não é necessário um valor exorbitante na consulta inicial. O valor  da consulta pode ser maior ou menor e deve estar de acordo com os seus custos. A “seleção natural” do seu público-alvo começa aqui. Em breve colocarei aqui no blog uma série de posts/aulas sobre cálculo de custos para consultórios.

A intenção deste post é reforçar a necessidade do profissional valorizar os seus próprios serviços, mostrar a importância da consulta inicial para o paciente esclarecendo todas as dúvidas e oferecendo as melhores alternativas de tratamento, e de uma maneira que cubra os custos envolvidos neste momento crucial de qualquer tratamento, de maneira a trazer tranquilidade na relação profissional-paciente e satisfação para o cirurgião-dentista ao fazer o seu melhor. O melhor para o paciente é o melhor também para o cirurgião-dentista e para a Odontologia.


Se gostou, tem dúvidas, críticas ou sugestões, deixe o seu comentário abaixo! A sua opinião é muito importante para mim.

Não deixe de se cadastrar no blog e assinar o canal do YouTube. Em breve várias outras aulas e material para você aperfeiçoar sua prática clínica.

Sorria! Sucesso!

Forte abraço!

Welington

20 Comentários


  1. Concordo plenamente com você a respeito de cobrar a consulta inicial…


    1. Olá Virgínia! Muito obrigado pela sua participação aqui no blog.
      Fico muito feliz que concorde com essa posição. Uma profissão digna de respeito depende somente de quem a exerce.
      Forte abraço,
      WPJ


  2. Eu também concordo. Só não tenho de quanto deverei cobrar na consulta ao me formar.

    Abraço!


    1. Olá Andrêza! Tudo bem? Muito obrigado pelo interesse e participação. Antes de se calcular o preço de qualquer procedimento clínico, é preciso saber quanto custa o nosso tempo! Vou deixar um link interessante para o blog de um dos melhores gestores que eu conheço, e que publicou um post falando exatamente sobre isso. Leia o post para entender mais a importância de calcular o custo da sua hora clínica antes de definir os valores cobrados. Acesse: http://hibridize.com.br/quanto-custa-uma-hora-do-seu-tempo/
      Forte abraço, Welington.


  3. Nossa, com certeza vou cobrar consulta quando estiver atendendo. Parabéns professor por nos esclarecer Isso!


    1. Oi Lidiane! Muito obrigado pela participação. Isso mesmo! Tem que cobrar porque é o momento mais importante de qualquer tratamento, uma vez que é quando elaboramos o diagnóstico e sugerimos as opções terapêuticas. Forte abraço, Welington


  4. Parabéns pelos excelentes argumentos em defesa do que parece lógico mas infelizmente não faz parte de nossa realidade profissional. Já me falaram que eu não deveria cobrar consulta e embutir no tratamento. Assim os pacientes poderiam me conhecer e saber de minha competência . Ninguém se espanta de pagar consulta ao médico, que muitas vezes, atende em 10-15 minutos.


    1. Olá Francisco! Muito obrigado pela participação. É isso aí… a consulta inicial é o momento mais importante de qualquer atendimento, já que um diagnóstico correto é fundamental para propor o tratamento adequado. É nesse momento que utilizamos o que temos de mais valioso: o conhecimento. Forte abraço, Welington.


  5. Excelente!
    Parabéns pelo texto!
    Estou em fase de planejamento para montar meu consultório, e tenho em mente que a cobrança da consulta inicial é de fundamental importância! Além de valorizarmos a nossa profissão no âmbito geral, nos valoriza individualmente.
    Tenho diversas experiências ruins ao trabalhar em clínicas e consultórios, nos quais não se cobram consultas. Os pacientes não nos valorizam, e a “seleção natural”, como diz o texto, é cruel nesses lugares. Os pacientes sempre acham caro: “só estou fazendo uma pesquisa de preço”, ou: “Faz um precinho bom”, ou ainda: “Se aqui ficar mais barato que os outros, faço com você”.
    Não investimos nosso tempo e dinheiro pra ouvir esse tipo de coisa. É humilhante!
    Certa vez (não faz muito tempo), uma paciente pediu pra que eu fizesse uma avaliação. Fiz! Quando terminei, e a informei sobre os custos, ela me disse: “eu só queria saber qual era o problema, e se teria solução, mas vou no outro consultório fazer pelo convênio.” Foi frustante demais! Me senti humilhado! Todo meu cuidado na avaliação, toda minha paciência pra explicar tudo pra essa paciente, não valeu de nada! Trabalhei de graça!
    Enfim, desculpe o desabafo. A nossa profissão precisa ser valorizada, e isso só vai acontecer, se nos unirmos como classe. Se o consultório do lado não cobra consulta, lamento por ele. Eu vou cobrar!
    Abraços!


    1. Olá Michel. Muito obrigado por compartilhar sua história. Concordo plenamente com tudo que disse. Forte abraço! Sucesso!


  6. quando vc levar um computador p/ arrumar e o técnico perder um tempo as vezes enorme pra achar o problema da sua maquina, nao esquece de pagar algo pelo orçamento tbm ok ?


    1. Acho que você está confundindo as profissões e as responsabilidades de cada uma meu amigo… Máquinas são equipamentos em que trocando a peça certa, você arruma o problema. Se você ficar doente, por outro lado, nem sempre o remédio certo vai lhe curar, porque existem variáveis genéticas, imunológicas, inflamatórias etc, as quais interferem direta ou indiretamente no resultado do tratamento. Recomendo que você estude um pouco porque é impossível lhe dar uma aula sobre saúde e odontologia nesse comentário. Se a sua saúde vale tão pouco assim, menos que o valor de uma consulta, só me resta lhe desejar boa sorte quando você consultar um dentista mal formado que quer lhe conquistar com preços baixos. Paz e bem!


    2. Creio que as situações em que o profissional gasta horas de trabalho devem ser remuneradas. Todo profissional tem sua importância.


    1. Que bom… para você. Boa sorte quando for em um médico ou dentista mal formado que quer lhe conquistar pelo preço. Paz e bem!


    1. Olá Cesar. Muito obrigado pelo interesse e participação. Fico feliz que tenha gostado. Forte abraço!

Comentários encerrados.