Quem nunca teve dificuldade em alguma matéria ou disciplina escolar? Posso lhe garantir que praticamente todos nós já tivemos algum “desafio” no currículo acadêmico, mesmo os extremamente bem-sucedidos profissionalmente. O que diferencia uns dos outros é a maneira como estes desafios são enfrentados.
A boa notícia que tenho para você é que todo ser humano mentalmente saudável é capaz de aprender e desenvolver novas competências. Com um método de estudo adequado, um aluno motivado e disciplinado, a aprendizagem é certa.
Novas competências dependem, portanto, de comportamentos específicos por parte do estudante. É preciso ter auto-conhecimento e compreender que as mudanças têm de ser endógenas, ou seja, têm de nascer dentro de você. Estas mudanças podem ocorrer rapidamente desde que haja um objetivo claramente definido. Como toda mudança, um novo caminho terá repercussão no destino da sua jornada…

Lofland (1998) definiu 4 comportamentos importantes para a aprendizagem:
1) Saber o que queremos, ou seja, ter uma visão nítida de quais os nossos objetivos.
2) Ter capacidade de agir e avançar para a consecução de nossos objetivos.
3) Ter flexibilidade para mudar a ação, caso ela não nos esteja conduzindo na direção que objetivamos.
4) Ter um indicador, uma prova específica e concreta que nos permita saber quando alcançamos nosso objetivo.
Então, para sua reflexão:
Você sabe para onde está indo? O seu atual caminho é aquele que você quer percorrer?
Você executa as suas ideias? Eu já disse em outro artigo que os seus resultados não dependem das suas ideias, mas das suas ações, ou seja, ideias sem ações valem nada...
Você sabe o que é resiliência? Aceita mudanças?
Como você saberá que alcançou o que deseja? Como é feita a mensuração da sua evolução?
Se gostou (e se não gostou também) deixe seus comentários aí embaixo, e compartilhe se achou interessante... Quero lhe ouvir e trocar experiências! Vamos evoluir! Se quiser ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado!
Sorria! Sucesso!
Forte abraço,
Welington.
Referência Lofland D. Elimine los vírus mentales com PNL. Barcelona: Urano, 1998.